sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Dia do ProSucesso na Domingos Rebelo

No dia 14 de setembro foram realizadas sessões de esclarecimento sobre o projeto ProSucesso desta Escola.

O Dia do ProSucesso começou, na Escola Secundária Domingos Rebelo, com a realização de uma sessão de esclarecimento para professores, dinamizada pela presidente do Conselho Executivo, Dr.ª Helena Lourenço.  Após a leitura da missiva de Sua Excelência Sr. Secretário Regional da Educação e da Cultura, seguiu-se a apresentação do Plano ProSucesso da Escola- cujo principal objetivo é o de aumentar as taxas de transição e de conclusão de ciclo -, com um particular “agradecimento a todos os que contribuíram para a elaboração do mesmo e, em especial, aos membros do Conselho Pedagógico, que diligentemente trabalharam na sua construção”. 


Na verdade, a eficácia deste Plano, segundo a presidente da escola, passa pela sua ampla divulgação a todos os intervenientes da comunidade educativa, pela mobilização e compromisso de todos. Sendo a diferenciação pedagógica a base de sustentação deste projeto, traduz-se em ações que atendem às necessidades de cada um, uma vez que os alunos aprendem de formas e com ritmos distintos, decorrentes das suas capacidades, aptidões e interesses. Este trabalho diferenciado deve ser feito não só para ultrapassar dificuldades diagnosticadas, mas também para a constituição de grupos de excelência que permitam potenciar os melhores desempenhos.

 Assim, tendo em vista a sua concretização, destacam-se as seguintes medidas específicas: Projeto Fénix - será aplicado na forma de 3 modalidades distintas (Projeto Fénix-turnos; Projeto Fénix Ninho e Projeto Fénix A-B-C, englobando as disciplinas de maior insucesso - matemática, português e inglês); Crédito horário nas turmas do 9º ano na disciplina de português; História dinâmica - a título experimental será aplicado, numa turma do 7º ano, o sistema de par pedagógico que desenvolverá um ensino com base no trabalho de projeto. 

A criação da sala de estudo e o gabinete de intervenção disciplinar assumem também grande importância na concretização do referido Plano. 

Outras sessões se seguiram para alunos, pessoal não docente e encarregados de educação,  também dinamizadas pela presidente do conselho executivo, juntamente com dois elementos do Conselho Pedagógico, as professoras Filomena Semião e Lúcia Medina. Na última sessão, a presidente da Escola frisou que "o sucesso dos alunos depende muito do acompanhamento da família, sabendo que, quando estas duas entidades trabalham em conjunto para o mesmo objetivo, a missão da escola se torna mais fácil”. 


O dia foi, ainda, preenchido com a receção aos alunos e com a atuação do Grupo Recreativo e Cultural Domingos Rebelo entre as duas últimas sessões.

Um artigo do projeto Fora de Portas

Sem comentários: