quarta-feira, 29 de abril de 2015

Visitas de estudo ao Ecoparque de S. Miguel

As turmas do 8º A, 8º D, 8º G, 8º H, 8º I, 9º A, 10º GAM1, 10º GAM2 e Uneca-Dov da Escola Secundária Domingos Rebelo, efetuaram visitas de estudo ao Ecoparque de S. Miguel, na primeira semana de março de 2015, no âmbito do Programa EcoEscolas. Estas visitas resultaram das ações coordenadas entre a Dra. Cecília Gregory da MUSAMI, e o coordenador do EcoEscolas, Professor Manuel Ruas da Silva. 


Os alunos que visitaram as instalações do Ecoparque estiveram acompanhados pelos professores: Clara Castro, José Cabral, Manuel Ruas da Silva, Ana Maio, Lurdes Clara, Dolores Lopes, Rute Antunes e João Pedro Regalado e puderam verificar in loco como deve ser feita a prevenção, reutilização e separação de resíduos.

Refira-se que o Ecoparque da Ilha de São Miguel recebe resíduos dos cinco concelhos da sua área de atuação que abrange mais de 132 mil habitantes: Ribeira Grande, Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação.

No Ecoparque existem três soluções para os resíduos que cada um de nós produz no dia-a-dia: encaminhamento para valorização (reciclagem) em retomadores locais ou no continente, produção de composto de alta qualidade e eliminação em aterro sanitário para os resíduos indiferenciados.


A redução da produção de resíduos, é uma prioridade identificada nas políticas europeias, mas terá de resultar de um esforço combinado da sociedade, sendo a escola o espaço de eleição para desenvolver e incutir nos jovens um espírito mais amigo do ambiente.

Professora Ana Maio

Sem comentários: