sexta-feira, 10 de abril de 2015

Visita de estudo CANIL MUNICIPAL DE P.D. – 9º ano, turmas D,E,F,G e H.

No passado dia 12 de novembro um grupo de alunos do 9º ano de escolaridade, da escola secundária Domingos Rebelo, visitou o canil municipal de Ponta Delgada, com o objectivo de iniciar uma campanha de sensibilização contra os maus-tratos e abandono de animais, integrada na área curricular não disciplinar de educação cívica. Surgiu, assim a ideia de criar o slogan “Este Natal ofereça um animal”.

Dada a preocupação quanto aos maus-tratos e abandono de animais decidiram ajudar aqueles, a quem se referem como seus “amiguinhos”, na procura de alguém que se disponha a adotar ou a oferecer um destes animais, aproveitando esta época natalícia, a quem deseje dar afeto e gozar da companhia de um fiel amigo.

Ao chegar ao canil, os alunos foram recebidos por Vergílio Oliveira, veterinário, o qual informou sobre o funcionamento do canil, alertou para a necessidade da comunidade ser sensibilizada para o controlo da reprodução dos seus animais, bem como, para a consciencialização dos custos e responsabilidade que um animal exige. Caso contrário, os problemas no canil agravam-se com o crescente aumento de animais que ali chegam.

Os alunos tomaram conhecimento que anualmente, em média, são adotados 400 animais. No entanto, três vezes mais não têm, infelizmente, a mesma sorte.

Ao animal que é adotado, o canil municipal de Ponta Delgada, para garantir o seu bem-estar, introduz-lhe um chip para que este nunca mais fique em situação de abandono, é-lhe aplicado, ainda, vacinação, desparasitação e direito, quando adulto, a ser esterilizado, tudo isto por um custo, a quem adota, muito irrisório, que tem como intenção consciencializar para a  responsabilidade de ter um animal.  

Da visita de estudo, ficou nos alunos a ideia, de ali haver gente dedicada ao bem-estar dos animais, de gente que diariamente espera pela visita de alguém que traga consigo a boa sorte de um animal que espera sem saber até quando!

Os alunos do 9º ano de escolaridade, Educação Cívica, Escola secundária Domingos Rebelo.

Sem comentários: