quarta-feira, 25 de março de 2015

Aula Aberta com o Escritor Emanuel Jorge Botelho

No passado dia 19 de fevereiro, registou-se a vinda à Escola Domingos Rebelo do escritor micaelense Emanuel Jorge Botelho que proferiu uma aula aberta sobre a crónica.


Emanuel Jorge Botelho licenciou-se em Ciências Político-Sociais. Foi professor na Escola Básica Integrada Canto da Maia, escola que deu o seu nome à biblioteca. Escritor, poeta, homem culto e apaixonado pelas artes, entre as várias obras editadas, publicou 30 Crónicas e 30 Crónicas II, resultantes da compilação das crónicas que escreveu e publicou no semanário Terra Nostra entre 2008 e 2011. A convite da Doutora Ana Isabel Serpa, coordenadora da biblioteca da referida escola, Emanuel Jorge Botelho, em espaço próprio da biblioteca, teve como público alvo duas turmas do 9º ano e uma do 10º ano. A aula iniciou-se com uma reflexão sobre a crónica, um género de estudo obrigatório nos curricula de Português. Após breve troca de impressões com os alunos sobre a mesma, o escritor procedeu a uma seleção afetiva de algumas das suas crónicas, que leu, seguindo-se um momento aberto à intervenção dos participantes. Questionado sobre os temas abordados, referiu o escritor que muitos dos seus textos em análise tinham resultado de tomadas de notas que ia fazendo no seu dia a dia sobre as mais diversas situações. Daí a diversidade dos temas que vão desde o encontro com um antigo professor à chegada de dois gatos à família.

Foi com muito agrado que, mais uma vez, a Escola recebeu a visita deste ilustre escritor e antigo professor que mantém vivo o gosto pelo ensino e pelo contacto com os alunos.  

Sem comentários: