quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

De mãos dadas com Domingos Rebelo

Alunos inspiram-se na obra Domingos Rebelo


As celebrações do Dia da Escola e do seu Patrono contaram este ano com uma exposição intitulada "Os percursos de Domingos Rebelo", que esteve patente no mês de dezembro de 2014, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado.



Professores de Educação Visual, Educação Tecnológica, História e Português, guiados pela mestre Telma Silva, técnica superior do Museu, trilharam com os seus alunos percursos ligados aos trajetos da vida real de Domingos Rebelo: a casa do Papa Terra, o Solar de São Joaquim, a ermida de Sant'Ana. Foi-lhes explicado o valor desses lugares, e só depois lhes foram mostradas as suas telas, com destaque para Os Emigrantes. Numa segunda fase, os alunos, nas aulas, puseram em prática o fruto das suas aprendizagens, conferindo aos seus trabalhos criativos um tom pessoal. Foi esta, na verdade, a tónica mais importante desta exposição: permitir aos alunos que agissem em liberdade, dando expressão à sua capacidade criadora. 




A exposição incluiu filmes, desenhos, pinturas, colagens e textos. Os trabalhos constroem e desconstroem o sentido das telas de Domingos Rebelo, percorrendo-as a imaginação, a visão de muitos rapazes e raparigas que gostam da arte, que se desinibem perante o ato de a realizar, que têm prazer em pintar, desenhar e escrever. Assim sendo, na disciplina de Português, alunos do 7º ano, turmas A e B, tomando como tema as personagens que são representadas n' Os Emigrantes, imaginaram, na primeira pessoa, que eram as figuras pintadas no quadro mais emblemático do pintor, tendo daí resultado textos expressivos. Em Educação Visual, alunos dos 9º G e H, a partir de fotografias e de reproduções de quadros e de desenhos do pintor, elaboraram uma colagem que espelha momentos da vida e obra do artista. Outros (dos 8º e 9º anos), também nesta disciplina, e partindo da tela Os Emigrantes, procederam a uma reinterpretação cromática e criativa, retalhada nos elementos constitutivos. Demais alunos fizeram representações expressivas de retratos e autorretratos de Domingos Rebelo e pintaram uma tela. Na disciplina de Educação Tecnológica, as turmas A e E do 9º ano realizaram filmes, utilizando fotografias alusivas ao pintor e aos seus quadros. Estão de parabéns as turmas, os professores envolvidos, toda a escola e o Museu Carlos Machado, pela sua atitude de abertura, diálogo e empenho.



A coordenadora da biblioteca, Ana Isabel Serpa
Enviar um comentário