quarta-feira, 25 de março de 2015

Alunos do 12º ano no serviço de Pedopsiquiatria


Em janeiro, os alunos do 12º ano de AED da Domingos Rebelo visitaram o serviço de pedopsiquiatria do Hospital  do Divino Espírito Santo.

Integrado no tema "Saúde Mental Infantil" (Módulo 16), os alunos do 12º ano da Escola Secundária Domingo Rebelo, turma AED, PROFIJ IV, deslocaram-se em finais de janeiro ao serviço de pedopsiquiatria, no Hospital Divino Espírito Santo. Ali foram recebidos pelo pedopsiquiatra, Dr. Bruno Seixas, e pela psicóloga clínica, DR.ª Filipa Duarte. 

Deste modo, puderam "dar luz" às suas dúvidas relativas à saúde mental infantil e consciencializarem-se da importância da mesma na vida de cada um, em geral, e na vida de cada criança, em particular.

Fazer prevenção da saúde mental na infância é fundamental para que, não só tenhamos crianças felizes, mas também para que, no futuro, tenhamos adultos física e psicologicamente saudáveis, pois que parafraseando o velho ditado popular "de pequenino se torce o pepino". 

Sendo a família o elemento mais importante, e próximo, para a criança, ela deve preocupar-se não apenas com a sua saúde física, mas também com a sua saúde mental, já que as duas "andam de mãos dadas", influenciando-se mutuamente.

Embora a sociedade atual ainda seja muito preconceituosa em assumir problemas de natureza mental, prevenir problemas do foro psicológico deve ser um dos objetivos de todos aqueles cuja tarefa consiste em educar crianças.

"Considerando que a Humanidade deve à criança o melhor que tem para dar", Parafraseando a "Declaração dos Direitos da Criança", deve aquela preocupar-se com o desenvolvimento físico, mental e moral da criança, para bem dela e da sociedade em geral.

A coordenação desta atividade teve orientação da professora Manuela Macelo.


Enviar um comentário